Como vender no instagram

Como vender no Instagram? Entenda como a plataforma pode ser uma ótima aliada

Como vender no instagram

Como vender no instagram

Esta é uma pergunta que muitos usuários da plataforma fazem para conseguir alavancar vendas e transformá-lo em sua principal fonte de renda. O Instagram é uma Rede Social online onde seus usuários podem compartilhar com seus amigos alguns vídeos, fotos e aplicar filtros digitais, permite também compartilha-los em diversas Redes Sociais como Facebook, Twiter e outros. É um aplicativo gratuito que pode ser baixado por usuários de Android e Iphone. O serviço foi criado por Kevin Systrom e Mike krieger e lançado em outubro de 2010, inicialmente o suporte estava disponível somente para iPhone, iPad e iPod Touch, a partir de 2012 o aplicativo ficou disponível para Android’s com câmera ganhando uma rápida popularidade entre os usuários, no mesmo ano o serviço foi adquirido pelo Facebook.

Sem dúvidas hoje o Instagram é a rede social que mais cresce, antes de sabermos algumas dicas de como vender através desta plataforma, vamos analisar suas principais funções e como foi sua evolução com o passar dos anos.

FUNÇÕES E EVOLUÇÕES DO INSTAGRAM

A popularidade do Instagram aumentou após a disponibilidade da aplicação de fotografia e recentemente teve suas funções expandidas podendo ser usado em computadores pessoais com sistema operativo Windows. Em 2013 seus usuários puderam compartilhar vídeos de até 15 segundos e utilizar filtros desenvolvidos para essa função, em 2015 foi liberado a ferramenta de Instagram Ads (Permite anunciar no Instagram), 2016 foi lançado o “Snapgram” ou “Instastories” ferramenta parecida com o Snapchat que permite o usuário mostrar seu dia-dia compartilhando fotos e vídeos com duração de alguns segundos e ficando disponível por 24 horas, em 2017 o aplicativo aprimora sua função de busca e em 2018 é lançado o IGTV o qual permite reproduzir vídeos mais longos abrindo uma grande concorrência com o Youtube.

Em 2012 foi alterado seu contrato de adesão, permitindo passar a vender fotos para fins comerciais ou publicitários sem os usuários receber alguma recompensa financeira, perante isso e com o número de usuários diminuindo o Instagram voltou atrás. Após essa polêmica e o sucesso com a venda para o Facebook, em 2013 o aplicativo investiu em maneiras para ganhar dinheiro na rede social, permitindo que as marcas divulgassem seus produtos no “feed” de notícias. Em 2014 foi liberado a divulgação em formato de vídeo. É desta maneira que o Instagram ganha dinheiro, vendendo seu espaço para as marcas divulgarem seus produtos.

Em sua plataforma existes algumas diretrizes que são importantes, a primeira delas é que diferente de qualquer rede social não é permitido colocar link nas postagens, qualquer produto pode ser vendido através do instagram seja ele físico ou digitais o que muda é a forma que você se comunica com sua audiência, sabendo disso como os anúncios são publicados?

ANUNCIOS PUBLICADOS NO INSTAGRAM

Como falado anteriormente, o Instagram é uma plataforma de vídeos e fotos onde seus usuários publicam imagens bonitas, bem-estar, viagens, moda, estilo de vida saudável, atividade física, alimentação, entre outros. Para se destacar e receber uma oferta, os anúncios devem chamar a atenção do público de uma forma que não seja obvia, ou seja, a pessoa deve fazer com que os “posts” sejam de maneira natural, despertando assim o interesse dos usuários em adquirir o produto e não pular a propaganda anunciada.

No Instagram existem alguns posts chamados “patrocinado” ou “sponsored” que aparecem no feed de notícias ou nos stories. Estes são os Instagram Ads, ou seja, são anúncios publicados no Instagram de perfis aleatórios com o intuito de fazer propaganda.

Segundo alguns estudos é comprovada a influência do Instagram para fazer com que seus usuários conheçam produtos novos, descobrem novos serviços e visitem sites. Estes anúncios são criados através do Gerenciador de Anuncio do Facebook. Durante anos o Facebook coleta dados dos usuários e eles são usados no momento de publicar os anúncios, possibilitando-os a escolherem o público, dados demográficos, interesses, comportamentos e pessoas que já interagiram com seu perfil. Nos dias atuais, para anunciar no Instagram basta a pessoa ter uma conta no Facebook, o ideal é ter um perfil comercial para interagir melhor e aumentar o consumo de conteúdos nesta plataforma, com isso fica claro que é possível ganhar dinheiro com o aplicativo, porém é preciso ter uma multidão de seguidores de qualidade para que isso aconteça.

QUANTIDADE DE SEGUIDORES

Primeiramente, para conseguir vender no Instagram é necessário preocupa-se com a quantidade de seguidores de qualidade. Para aumentar este número é importante ter uma conta comercial para que você consiga monitorar seu público, crie uma identidade para o seu negócio, ou seja, como você irá se apresentar, assunto e conteúdo que vai tratar e tente não fugir destes assuntos, faça posts de acordo com a sua identidade, foque na fotografia e nos vídeos com boas edições para chamar os usuários com imagens atraentes e sempre interaja com seu público.

DICAS DE COMO VENDER NO INSTAGRAM

Como vender no instagram

Para trabalhar com o Instagram é necessário ter foco e paciência para esperar os resultados, segue algumas dicas para conseguir o sucesso:

  • Prestar atenção no seu perfil, escrever em poucas palavras o que a sua empresa faz, quem é você e o que você faz, para que o interessado clique no link abaixo da sua descrição, o qual será o único local que poderá colocá-lo.
  • Ficar atento com a foto utilizada no perfil, o ideal é colocar uma foto sua ou da sua empresa, para colocar a descrição logo abaixo de acordo com a foto.
  • Venda de Fotos: Se você entende do assunto, cadastre-se em uma plataforma e capriche nas produções das imagens.
  • Transforme seu perfil em uma conta de negócios, é necessário para ter mais recursos de análise de dados, engajamento e possibilidades de impulsionar. Para fazer isso basta ter uma página no Facebook com o mesmo perfil e vincular com sua conta do Instagram.
  • Produzir conteúdo relevante regularmente, use aplicativos que fazem postagens no Instagram, publique sempre focado em imagens de qualidade e textos pequenos para complementar.
  • Publique vídeos regularmente, principalmente aquele que mostra o cotidiano do seu negócio, dicas, antes e depois, faça lives, use sua criatividade.
  • Usar hashtags para marcar o conteúdo dentro dos dados no Instagram, para os usuários pesquisarem e achar suas postagens, use aquelas que combinam com seu negócio e com moderação para não ser bloqueado.
  • Engajamento, tente interagir sempre que possível através de direct e comentários.
  • Stories, utilize os vídeos curtos para mostrar o dia – dia, faça ofertas mais rápida de algum produto, promoções, mostre os bastidores do seu negócio.

 

A Persistência é fundamental para este trabalho, e lembre-se “ Quem não é visto, não é lembrado”, principalmente falando no mundo dos negócios, e esta rede social tem muito potencial para fazer a diferença nas suas vendas e no seu negócio.

Leave A Comment