O que significa SEO?

O que significa SEO? Como ele pode alavancar o seu projeto online?

O que significa SEO?

O empreendedorismo digital está cada vez mais dinâmico, e se você não estiver focado nas novas tendências tecnológicas, muito provável que o fracasso aconteça. Quem está iniciando agora neste meio, irá se deparar com diversas maneiras de colocar em prática seu plano de negócio, e investir em tráfego orgânico no Google (SEO) pode ser uma ótima escolha.

Muitas são as dúvidas sobre o que significa SEO, e como ele pode te ajudar a aumentar os lucros. Pensando na grande quantidade de pessoas que ainda não possuem entendimento, ou que desejam aprender um pouco mais sobre o Search Engine Optimization, este artigo será fundamental para o aprimoramento do seu conhecimento.

O que significa SEO?

Como já citado anteriormente, a sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou “Otimização para mecanismos de busca”, onde basicamente, você irá desenvolver técnicas de otimização de artigos e páginas, para que eles fiquem no topo das buscas do Google.

Talvez pela falta de paciência, ou até de tempo, a maioria dos iniciantes descartam a possibilidade da utilização dessa técnica, e acabam priorizando os meios “pagos” disponíveis, o que também é válido.

O que significa SEO dentro de uma estratégia de marketing? Quais as principais vantagens?

O que significa SEO

Uma estratégia completa de marketing pode explorar diversos caminhos e técnicas de execução. O SEO, pode ser uma boa arma para que sua empresa ganhe destaque dentro do mercado digital, aumentando possíveis clientes e até o faturamento mensal. Você pode estar se perguntando como isso é possível, não é mesmo? Veja abaixo as principais vantagens da utilização das técnicas de SEO.

  • SEO é barato

Se você ler em algum lugar que o SEO não exigirá investimento nenhum, pode desconfiar, pois além de tempo, você poderá precisar de alguns alguns fatores para alavancar a sua estratégia.

Por mais que ainda tenha alguns gastos, o valor não se compara aos meios pagos, como links ou anúncios patrocinados, mas vale lembrar que o SEO é um investimento a longo prazo, diferente das estratégias pagas.

  • Melhora a confiança na sua empresa

Já podemos ter uma noção, a partir do conhecimento adquirido até agora, que um site otimizado irá atrair muito mais tráfego do que um que não esteja.  Por mais que a sua marca, esteja em outras redes, estar no topo das buscas fará com que o usuário tenha uma confiança ainda maior na sua empresa.

O próprio Google, utiliza mecanismos de “avaliação” que irão determinar qual site será importante estar no seu top 10, onde concentra o maior número de cliques durante uma pesquisa.

Outro ponto interessante é que para conseguir autoridade, um site irá necessitar que outros comecem a indicá-lo, o que o tornará interessante para o “Robô do Google” e também para o visitante, que irá perceber que seu site está sendo citado em vários outros.

  • Conquiste seu espaço democraticamente

Todos sabemos que se jogar no marketing digital pode não ser tão barato, e que a grande maioria não tem tanto dinheiro para investir e acaba perdendo para a concorrência com mais recursos.

Dentro do SEO, o cenário muda um pouco, pois mesmo que você ainda tenha que concorrer com empresas que podem dispor de mais dinheiro, o que vai mandar é seu tempo, determinação e a utilização correta das técnicas. O que torna o SEO um caminho mais justo.

Vamos entender um pouco sobre o Google

Entender o que significa SEO e não falar sobre o funcionamento do google, é como não explicar nada. A plataforma de busca mais conhecida do mundo, possui algumas particularidades interessantes, e quem decidir utilizá-la, deverá estudar um pouco para que sua estratégia fique alinhada.

Quando digitamos alguma palavra-chave no campo de pesquisa, iremos encontrar dois tipos de resultados: Pagos e Orgânicos.

SEO
O que significa SEO

Na primeira imagem, podemos perceber através da seta vermelha, que os resultados pagos aparecem acompanhado das letras “Ad” e estão no topo das pesquisas.

A segunda imagem, mostra os demais resultados, não acompanhados de nenhuma letra, e a posição deles são definidas de acordo com os critérios do “robô do Google”, que pode unir cerca de 200 fatores.

Entendendo melhor o que significa SEO: Fatores de ranqueamento

Como já falado, para que a sua página apareça dentro dos melhores resultados, você irá precisar conhecer os fatores que irão impulsionar o seu site ou blog. Especialistas dizem que o Google possui cerca de 200 fatores que influenciam na posição, porém, alguns são indispensáveis e são eles que você verá agora.

  • Qualidade e tamanho do conteúdo

Pode parecer estranho, mas a qualidade e a quantidade de palavras, pode influenciar diretamente na sua posição nos resultados de pesquisa. O robô do Google está cada vez mais desenvolvido, e agora ele consegue identificar elementos semânticos dentro do texto, eliminando e rebaixando aqueles que não tem coerência ou que não estão fazendo sentido.

Se você fizer uma pesquisa rápida, você irá perceber que os conteúdos do topo, possuem uma quantidade de palavras elevadas, o que é comum em artigos detalhados e bem explicados. Não podemos deixar de ressaltar, que dependendo do nicho escolhido, a quantidade de palavras pode variar, e que conteúdo menores também podem estar bem colocado, pois existem outros fatores que influenciam.

  • Estrutura dos textos

Os headings, são amplamente utilizados para que você possa mostrar ao Google, qual a prioridade dentro do seu conteúdo. Você encontrará títulos H1, H2, H3… sendo importante priorizar a palavra-chave escolhida dentro dos dois primeiros.

*Palavra-chave é o termo que o visitante irá digitar dentro do Google antes de encontrar o seu site. É bastante importante trabalhar a “palavra” dentro do seu texto, colocando nos lugares apropriados. 

Após a identificação da semântica, não é apropriado repetir várias vezes a palavra-chave dentro do texto, tente ser o mais natural possível, e priorize a utilização da mesma nos títulos H1 e H2.

  • Otimização de imagens

Já sabemos que o usuário pode chegar até sua página através de pesquisa de uma palavra-chave específica, porém, o Google disponibiliza a pesquisa por imagens, o que pode se tornar um outro caminho até você.

Para que a sua imagem seja encontrada, você deverá seguir um passo bastante simples. O robô do Google, não consegue ler a sua imagem, porém o texto escrito por trás dela, sim. Ao inserir uma imagem dentro do artigo, você terá alguns campos para preencher, sendo um deles o “Texto Alternativo”( Alt text). Dentro desse campo, você irá colocar a palavra-chave escolhida, entretanto, é importante lembrar que a naturalidade é crucial, então tome bastante cuidado com a utilização em grande escala.

  • Backlinks de qualidade

Antes de começar a explicar, vamos entender um pouco mais sobre os Backlinks, um dos fatores de ranqueamento mais importante para o Google.

Pode-se dizer, de uma forma mais simples, que o backlink é um link de outro site apontando para o seu. Imagina que você tenha um artigo falando tudo sobre a marca X de um carro. Um outro site, decide escrever um outro artigo falando sobre diversas marcas de carro e quer aumentar ainda mais o conhecimento do usuário, colocando em cada marca, um link para outro artigo que complementa o dele. O link que foi apontado para o seu site, pode-se chamar de Backlink.

Assim que o seu site recebe um backlink, demora um tempo até que o robô do Google identifique-o e faça uma analise para entender se ele é realmente bom, mas será que existe uma maneira de descobrir se ele realmente irá fazer uma boa diferença? Vamos descobrir.

Backlinks

Existem diversas maneiras de conseguir backlinks, mas o que mais gera dúvidas em quem está começando no SEO, é se realmente tem como identificar a qualidade deles. A reposta é um pouco complexa, pois os mecanismos do Google mudam constantemente, e o que é “certo” hoje pode não ser amanhã.

Quando você recebe um backlink de um site, é interessante você ir até ele e fazer uma análise, verificar a audiência, artigos posicionados e a presença de SPAM. Como já dito, o robô está cada vez mais esperto e por mais que exista diversas técnicas denominadas “black hat”, uma hora a “casa vai cair.”

Resumindo: Se você estiver criando uma estratégia de aquisição de Backlinks, lembre-se sempre de fazer uma análise sensata antes de sair por aí aceitando qualquer um. Existem diversas ferramentas que irão te auxiliar nesse processo, tais como: Ahrefs, SemRush, Moz e a plataforma gratuita do Neil Patel, ubersuggest.

Já sabemos o que significa SEO. Como fazer com que ele melhore o meu negócio online?

O que é SEO

O primeiro passo para qualquer projeto é o planejamento, então você precisa ter em mente que montar uma estratégia será fundamental para o seu negócio fluir.

O SEO, aparentemente pode parecer bastante complicado, porém ao iniciar você entenderá que ele é simples, mas requer bastante trabalho. Para ajudar na sua estratégia, reunimos alguns pontos importantes para você incluir na sua rotina, lembrando que cada um irá saber a melhor maneira conduzir o seu projeto.

  • Entenda o seu público-alvo

Para entender o seu público-alvo, a identificação do seu nicho é importante. Faça  a seguinte pergunta: Qual nicho meu projeto pertence? Após obter a resposta você irá direcionar e entender melhor para qual público você está tentando alcançar. É importantíssimo entender como o seu público interage com os diversos meios de comunicação, o que irá te ajudar na produção de conteúdo.

  • Faça um estudo da concorrência

O primeiro passo é identificar quem são os seus concorrentes diretos. Pode parecer um pouco vago dentro do SEO, pois cada página poderá estar tentando ranquear para diferentes palavras-chaves, o que irá modificar a concorrência, entretanto, ao começar a análise de uma forma geral, você irá perceber que eles são bastante parecidos.

Por mais que você já tenha a sua estratégia montada, dar uma olhada em como os seus adversários estão trabalhando, poderá abrir um campo gigantesco de ideias para o seu projeto. Use e abuse das ferramentas disponíveis no mercado, e se não tiver dinheiro para investir, opte pelas gratuitas.

  • Não deixe de realizar otimizações on page e off page

Trabalhar com SEO é focar em otimização. Já foi falado sobre os 200 fatores de ranqueamento e de como eles são importantes. Durante a realização da sua estratégia, trace metas semanais para realização ON e OFF pages, pois só elas irão determinar o andamento do seu projeto. Lembre-se que SEO é estudo constante, então reserve um tempo para estudar sobre os diversos fatores que irão impulsionar o seu blog ou site.

  • Acompanhe suas métricas e evolução

Algumas ferramentas criaram métricas para definir a “força” de um domínio e apesar de não terem relações com o Google, pode ser um ponto importante no direcionamento da sua estratégia.

É importante lembrar que dentro do SEO não existe regras definindo o que é certo e errado, então acompanhar constantemente sua evolução, será importantíssimo para avaliar se os seus passos estão dando resultado.

  • Tenha paciência

Se alguém fizer a seguinte pergunta: O que ignifica SEO?  Você poderá responder sem medo: É paciência e muito trabalho. 

Partindo do ponto de que o Google tem um tempo para atualizações, a paciência deverá ser constante dentro da sua estratégia, pois um passo dado hoje pode demorar meses para ter resultado. Não desista, faça o seu trabalho da maneira correta e os frutos virão.

Conclusão e indicação de curso

Significado de SEO

Agora que você tem uma noção melhor sobre o que significa SEO, já sabe que ele é um dos caminhos mais animadores dentro do Marketing Digital, porém, poderá ser bastante comum você encontrar diversas pessoas vendendo cursos, ou prometendo estratégias milagrosas, fique atento. Um curso com bastante nome dentro do mercado, é o Fórmula Negócio Online, que irá te ensinar de vez como ganhar dinheiro na internet, incluindo o aprendizado em SEO.

Por mais que exista um caminho básico, que é a naturalidade, os mecanismos do Google sofrem mudanças constantes e trabalham de uma forma “misteriosa”. Não desista e tenha em mente que você deverá agir da forma correta para ter êxito nessa área.

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